terça-feira, 3 de maio de 2011

10 anos da Terapia Anti-Stress

No dia 31 de Março, estive presente a um importante evento comemorativo: o aniversário dos 10 anos da Terapia Anti-Stress.
O projeto, idealizado e desenvolvido pela Dra. Lúcia Maranhão e sua equipe de apoio da Unidade Básica de Saúde Vicente Severino Lima (Horto Florestal), promove a saúde, o bem estar e qualidade de vida da comunidade, em especial dos cidadãos da Feliz Idade.
A Terapia Anti-Stress é uma medida terapêutica alternativa cujos resultados são surpreendentes. A eficácia desse tipo de tratamento foi reconhecida pelo Governo Federal no ano de 2006, quando implantou nas unidades de saúde de todo o país as sessões de acupuntura, consultas em homeopatia e fisioterapia. Porém, vale destacar que a ação da Dra. Lúcia Maranhão foi pioneira, pois desde 2001 Maracanaú oferece as práticas de medicina integrativa como meditação, yoga, relaxamento, massoterapia, visualização criativa, musicoterapia, reiki, terapia de dança, do abraço, do riso, do perdão e da solidariedade. É importante ainda ressaltar que o tratamento convencional não é interrompido, mas sim associado à essas medidas o que produz uma significativa melhora no quadro clínico do paciente. Um dos reflexos mais importantes é a redução da quantidade de medicamentos em comparação ao que era fornecido no tratamento exclusivamente convencional (principalmente os hipertensos), além do fortalecimento do sistema imunológico e da autoestima dos participantes.
A Terapia Anti-Stress também foi citada no relatório de Auditoria Operacional do Programa de Saúde da Família divulgado pelo Tribunal de Contas da União. No documento, a experiência adotada pela Dra. Lúcia Maranhão é descrita com sucesso e indicada como referência. Um motivo de orgulho para Maracanaú.
Conheci a Terapia Anti-Stress através do meu trabalho junto aos idosos em Maracanaú e fiquei encantado com os benefícios que o programa proporciona. Assim, me tornei um amigo do projeto e um colaborador. E foi com muita satisfação que eu e minha esposa, Margareth Rose, recebemos o convite para comparecer ao aniversário do grupo, realizado na tarde do dia 31 de Março. Foi um evento muito especial, onde festejamos uma década de sucesso da Terapia.
Portanto, deixo aqui registrado o reconhecimento ao belíssimo trabalho desenvolvido pela Dra. Lúcia Maranhão e sua equipe. Manifesto ainda o desejo sincero de que este reconhecimento seja compartilhado por todos os maracanauenses, bem como pelo Estado do Ceará, sobretudo às autoridades de saúde, para que possam adotar este exemplo de sucesso durante a criação e execução de políticas públicas efetivamente capazes de humanizar os tratamentos de saúde e resgatar o bem-estar dos indivíduos.

Um grande abraço,
Capitão Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário