terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Combate e Prevenção à acidentes são temas do discurso

Infelizmente, um fato lamentável levou o Vereador Capitão Martins à tribuna da Casa na sessão do dia 6 de Fevereiro.

O falecimento de um jovem maracanauense, vítima de afogamento durante um evento recreativo realizado na praia da Taíba, despertou a comoção e a preocupação por parte do Vereador.

Tendo servido à instituição do Corpo de Bombeiros durante mais de 20 anos, Capitão Martins conhece de perto a gravidade de muitas ocorrências. E sabe, como ninguém, que a falta de prevenção e o despreparo são os fatores responsáveis por muitas tragédias.

Em seu discurso, o Presidente em exercício destacou que a vítima faleceu por tentar salvar outro jovem, que estava se afogando. Sem instrução adequada, o rapaz acabou perecendo no mar, enquanto a vítima inicial chegou a ser resgatada por um surfista.

Capitão enfatizou os cuidados que as pessoas devem ter diante de situações perigosas como essa e que jamais devem tentar o salvamento se não possuírem instrução apropriada.

Diante da importância desse tipo de conhecimento, o edil lembrou sobre a matrícula para as turmas do Programa Jovem Bombeiro Voluntário em Maracanaú, que recebe jovens de 12 a 17. O programa fornece instruções de salvamento aquático, combate a incêndio, primeiros socorros, bem como noções de cidadania e respeito ao meio ambiente. É um projeto valioso que pode salvar muitas vidas. As inscrições estão sendo realizadas gratuitamente na sede do Corpo de Bombeiros de Maracanaú, na Avenida 3 do Conjunto Jereissati.

Ainda na oportunidade, o Vereador Capitão Martins apresentou o projeto de indicação sugerindo a criação de uma Brigada de Incêndio no Hospital de Maracanaú. Por ser uma instituição de médio-grande porte, que atende mais de 420.000 pessoas de 8 municípios da 3ª Macrorregião, a unidade hospitalar necessita com urgência de brigadistas preparados para atuar na prevenção e combate a incêndios.

O projeto recebeu ampla aprovação dos colegas vereadores e será encaminhado para a Prefeitura Municipal a fim de que seja transformado em Projeto de Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário