sábado, 17 de outubro de 2009

Crescimento da População Idosa no país chama a atenção do Vereador Capitão Martins

Idosos de Maracanaú participam do Programa "Saúde, Bombeiros e Sociedade"


Recentemente, o IBGE divulgou uma nota na imprensa nacional alertando sobre o rápido crescimento da População Idosa em todo o país.

Segundo estudo, entre 1998 e 2008, a proporção de idosos (60 anos ou mais) aumentou de 8,8% para 11,1%. O que quer dizer que, até o ano passado, o Brasil tinha 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, superando a população idosa de vários países da Europa. Ainda em 2008, havia 9,4 milhões de pessoas com 70 anos ou mais no País, 4,9% da população total.

Fico feliz em saber que nosso povo está vivendo mais. E o que é melhor: buscando qualidade de vida e inserção ativa na sociedade. Trabalhando com a Feliz Idade há mais de 6 anos, percebo a mudança drástica no comportamento dos idosos desta e das gerações passadas.

Os cidadãos com mais de 60 anos não querem, nem aceitam mais a imposição da idade como fator de limitação em suas vidas, principalmente as mulheres. No Projeto "Saúde, Bombeiros e Sociedade", do qual fui Coordenador antes de ser eleito Vereador, vivenciamos essa mudança vendo a disposição das senhoras nas atividades físicas e recreativas realizadas. Muitas delas já reduziram consideravelmente o número de medicamentos típicos desta fase, como remédios contra hipertensão e anti-inflamatórios, tornando este Projeto um verdadeiro Programa de Saúde Pública.

Com o rápido crescimento da população idosa no País, percebemos a necessidade urgente de ampliar esse tipo de programa, criando essas e outras políticas públicas que garantam mais saúde a estes cidadãos. Afinal, como ficará a economia do país se tivermos mais idosos, consumindo cada vez mais medicamentos e carecendo de tratamentos médicos especiais?

Além disso, precisamos também aproximar a Feliz Idade de outras faixas etárias, como os jovens e as crianças. Num mundo onde eles representarão brevemente uma grande parcela da população, surge a questão: como ensinar às outras pessoas a conviver harmoniosamente com os idosos, respeitando seus direitos e reconhecendo seu papel na sociedade? Hoje, o que temos, é um completo descaso e desrespeito. Nas filas, nos hospitais, no Transporte Coletivo, é raro ver um jovem acatar a preferência de quem já não tem mais o mesmo vigor.

Por isso, defendo a Criação de um Centro Integrado de Gerações em Maracanaú. Este grande Centro, que é um compromisso de campanha, não pretende isolar os idosos, restrigindo sua convivência apenas ao seu grupo etário. Mas integrá-lo junto aos cidadãos de outras idades, especialmente com os jovens.

A idéia é que, no Centro, sejam oferecidos diariamente diversos serviços gratuitos, ofertados preferencialmente à Feliz Idade, tais como: atividades físicas de baixo impacto, Hidroginástica, Hidroterapia, cursos de capacitação, informática, palestras, recreação, etc. Uma forma de promover a integração, seria colocando jovens como monitores de muitas dessas atividades.

Tenho certeza de que, com muita luta, este Centro brevemente se tornará uma realidade, representando um marco em nosso município e também em nosso estado.

Tenham todos um bom final de semana,
Capitão Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário