terça-feira, 22 de junho de 2010

Técnico havia alertado sobre insegurança na Montanha-Russa de onde caiu idosa

A montanha-russa é um dos brinquedos mais populares e seguros dos parques, mas requer manuntenção constante

Fiquei surpreso quando soube do acidente num famoso parque de diversões do Rio de Janeiro, envolvendo uma idosa de 61 anos que caiu da montanha-russa.

A auxiliar de cozinha Heydiara Lemos Ribeiro caiu do brinquedo na noite do sábado, dia 19 e chegou a ser socorrida, mas devido a gravidade dos ferimentos, não resistiu.

Embora as circunstâncias do acidente ainda estejam sendo investigadas, uma notícia recente levanta a suspeita da falta de cuidado por parte da administração do parque. Em Fevereiro do ano passado, o técnico que trabalhava na manutenção dos equipamentos do empreendimento encaminhou uma denúncia à Defesa Civil do estado, e também ao Conselho Regional de Engenharia (Crea) alertando sobre a falta de segurança e pedindo uma inspeção técnica no local. No documento, o técnico dizia discordar da forma como era feita a manutenção, e que os equipamentos funcionavam com material desgastado porque a administração não queria compar peças de reposição.

Apenas 1 ano depois do alerta, em fevereiro de 2010, o Crea informou que foi feita uma fiscalização em todos os brinquedos do parque. Na época, o Ministério Público do Rio recebeu uma denúncia de falta de manutenção no local, mas nenhuma irregularidade foi encontrada.
Lamentavelmente foi preciso ocorrer uma tragédia como essa, vitimando uma idosa que foi ao parque com familiares e amigos para se divertir, para que as autoridades interditassem o parque.

Os responsáveis pelo empreendimento foram irresponsáveis ao colocar o lucro em primeiro lugar, deixando de lado a segurança e a integridade física dos usuários.

Espero que o falecimento da Sra. Heydiara não seja marcado pela impunidade e que os responsáveis sejam penalizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário